F-PACE – O SUV DE LUXO DE ALTA PERFORMANCE

O SUV da Jaguar quebra barreiras de funcionalidade e elegância. Os designers e os engenheiros que conceberam o F-PACE descrevem a sua inspiração

Uma vez que a Jaguar pretendia expandir o seu Portfolio e já tinha uma excelente gama de berlinas, o lançamento de um SUV de luxo de alta performance fazia todo o sentido.



"O mundo mudou", afirma Wayne Burgess, Production Design Studio Director da Jaguar. "Por muito que goste de berlinas, sempre estive recetivo à ideia de um Jaguar desportivo mais prático. Estou numa fase diferente da minha vida, tenho uma esposa e dois filhos, por isso identifico-me com um veículo como o F-PACE porque me permite ter um veículo familiar que faz tudo o que preciso."

Em 2013, o protótipo C-X17 fazia a sua aclamada estreia no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt. Tratando-se claramente de um Jaguar, com uma face e carroçaria elegante semelhantes às do XF, tinha ainda assim um propósito e um objetivo de mercado diferentes. A sua essência permaneceu intacta na produção do F-PACE.

Não havia um design Jaguar precedente para o F-PACE e isso foi estimulante para a equipa. "Adorei trabalhar neste programa porque não implicava comparar o novo design com um clássico como o E-Type ou o XJ", explica Burgess. "Isso foi libertador."

Como não havia Jaguar clássicos como referência, Adam Hatton, Head of Exterior Design, procurou sugestões no F-TYPE.

"As linhas do guarda-lamas dianteiro e da traseira, as superfícies tensas, os farolins traseiros estreitos exclusivas e o design puro da traseira, cujas formas conduzem ao logótipo do Leaper da Jaguar, retiram uma grande parte do peso visual do veículo. O capot do F-PACE é mais horizontal mas, para manter a consistência, partilha também as grelhas laterais e o gráfico da linha de lança com o XE e o XF. Para nós, a tarefa era simples: vamos criar o veículo prático mais bonito e desportivo do planeta."

Enquanto os Jaguar de toda a gama partilham detalhes entre si, as proporções do F-PACE são muito diferentes. Quando observamos a secção lateral do F-PACE de trás para a frente, podemos observar a alteração curvilínea da cintura do veículo de fina e estreita, na sobre a janela do habitáculo, para larga e robusta, sobre as rodas traseiras.

"O F-PACE dispõe de uma projeção traseira longa para maior impacto. O que foi tornado possível devido à projeção dianteira excecionalmente curta. Trabalhámos afincadamente neste aspeto em parceria com a equipa de engenharia. Estacione os veículos concorrentes ao lado do nosso e verá que não são tão bonitos", refere Burgess.

Não foi fácil torná-lo viável para a produção, como admite David Hoadley, Body Structures Project Leader: "A saliência sobre a aba do guarda-lamas traseiro é uma característica-chave do F-PACE e representou um grande desafio. Não queríamos compromissos, por isso, fomos aos limites do que era possível." Burgess esclarece a dimensão da tarefa e do que foi alcançado: "Poderíamos ter encontrado uma solução no primeiro dia, que passaria por metade da largura da linha de cintura. Mas este design iniciou um processo de iteração que durou três meses. Fiquei verdadeiramente impressionado com a capacidade de estampagem da arquitetura leve em alumínio da fábrica."

Sendo maior que um Porsche Macan mas mais pequeno que um Audi Q7, as vantagens da projeção traseira longa do F-PACE vão além da estética exterior, resultando num aumento do espaço traseiro para pernas e da bagageira. O veículo disponibiliza uma capacidade de carga inigualável de 650 litros*** e uma largura de bagageira impressionante de 1255 mm (1048 mm entre as cavas das rodas).

yt:xs3Lsfp5U-Y
Com sistemas de chassis baseados em veículos desportivos e tecnologias derivadas do F-TYPE, o F-PACE proporciona uma dinâmica de condução precisa com elevada capacidade de resposta em estrada.

Com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade é incrível", afirma Burgess. "Mesmo com os bancos na posição normal, a bagageira é muito grande."

No nível de acabamento Portfolio, os bancos encontram-se equipados com um acolchoamento canelado refrescante, uma referência totalmente moderna aos bancos Jaguar clássicos dos anos 60 e 70. À frente, a posição de condução desportiva elevada do F-PACE proporciona confiança e uma visão panorâmica mais assertiva ao condutor.

O F-PACE não se resume a luxo e condução, mas também à sua funcionalidade. São disponibilizados de série sistemas inovadores que o mantêm seguro, incluindo Travagem Autónoma de Emergência, Detetor de Veículos em Marcha-atrás com Monitor de Ângulo Morto e Monitorização da Condição do Condutor com Assistência à Manutenção da Faixa.

O F-PACE encontra-se equipado com uma nova Activity Key - uma pulseira de borracha extremamente sólida e robusta - que tranca e destranca o veículo através de um transponder incorporado, para que possa deixar as chaves em segurança no habitáculo do veículo. "É à prova de água e resistente ao calor e impactos", refere Paul Morris, Especialista em software elétrico da Jaguar. "Funciona através de uma zona identificável na bagageira: no Jaguar fica junto ao "J". O utilizador coloca-a a posição e utiliza frequências de rádio semelhantes às nossas chaves. Desativa também as chaves que ficaram no interior do veículo para que caso alguém entre inadvertidamente no veículo não consiga utilizar essas chaves para o ligar."

"O F-PACE incorpora uma das melhores sensibilidades de direção do seu segmento, devido à forma como calibrámos o sistema aqui na Jaguar", refere Peter Davis, Technical Manager for Vehicle Dynamics. "Não se irá aperceber que está num SUV. Também temos um eixo dianteiro inspirado no F-TYPE, um eixo traseiro rígido e pneus cuidadosamente desenvolvidos."

Encontra-se disponível uma gama abrangente de motores*, conforme a sua região, incluindo um motor Ingenium i4 20d turbo diesel de quatro cilindros de 180 CV, um diesel 30d de 300 CV e um V6 a gasolina de 3,0 litros de 340 CV e 380 CV, com caixas de velocidades manuais e automáticas, tração traseira ou integral, e emissões reduzidas desde 129 g/km de CO2 e consumos desde 4,9 l/100 km.**

Com uma carroçaria 80% em arquitetura leve em alumínio para um peso total inferior e uma dinâmica, consumos emissões excecionais, o F-PACE está realmente a quebrar barreiras para a Jaguar. Como conclui Alex Hall, Driveline Specialist: "Elevámos um Jaguar onde nunca tinha chegado."

*A disponibilidade destas características e a sua incorporação de série ou como opção depende do mercado. Contacte o seu Concessionário Jaguar para informação mais detalhada.

**Os valores de consumo de combustível disponibilizados resultam de testes realizados pelo fabricante em conformidade com a legislação da UE.

O consumo de combustível específico de um veículo pode divergir dos valores obtidos nos testes e os valores servem apenas como termo de comparação. 4.9 (57.7) . CO2 emissions g/km:209 – 129.

*** Quando disponibilizado com o sistema de reparação de pneus

"O F-PACE TEM UMA DAS MELHORES SENSIBILIDADES DE DIREÇÃO DO SEU SEGMENTO."


PETER DAVIS
Technical Manager for Vehicle Dynamics
MAIS HISTÓRIAS
A PRIMEIRA GAMA DINÂMICA JAGUAR ALL WHEEL DRIVE
As estradas mais belas do País de Gales proporcionaram o ambiente perfeito para testar a gama de cinco veículos de tração integral – XJ, XF, F-TYPE, XE e F-PACE.
SAIBA MAIS
CONHEÇA A FAMÍLIA DAS BERLINAS JAGUAR
A Jaguar apresenta um clã de três berlinas de grande beleza com pontos em comum para satisfazer todos os requisitos.
SAIBA MAIS
CONHEÇA OS ESPECIALISTAS DA JAGUAR
Nas profundezas da sede de engenharia de Gaydon, centenas de técnicos brilhantes trabalham para que os Jaguar do futuro sejam ainda melhores. Conheça um grupo magnífico e diversificado de sete representantes de especialidades variadas, da realidade virtual a veículos com capacidade de autoaprendizagem e acústica.
SAIBA MAIS