ENGENHARIA VIRTUAL

Estamos a realizar um investimento forte em ferramentas avançadas de engenharia virtual que permitem que os novos produtos – e tecnologias avançadas que os impulsionam – sejam concebidos com maior rapidez, eficiência e robustez. O resultado final traduz-se em veículos Jaguar mais fiáveis e duráveis.

A conceção dos veículos de luxo e performance atuais é cada vez mais complexa. Basta vermos o sistema eletrónico extremamente sofisticado de um Jaguar moderno, que pode incorporar até 100 unidades de controlo eletrónico, 100 milhões de linhas de software e até 10 000 requisitos de produto diferentes em cada modelo.



Utilizando os conhecimentos adquiridos em indústrias de tecnologia avançada, como a aeroespacial e de Fórmula 1™, a engenharia virtual proporcionar níveis de performance e qualidade que não poderiam ser atingidos através de processos de design tradicionais e está a revolucionar a forma como os veículos Jaguar atuais, e os veículos futuros, são desenvolvidos.



No centro da nossa abordagem encontra-se um investimento anual de 13 milhões de libras em engenharia virtual. As ferramentas como o software de Dinâmica Computacional de Fluidos (CFD) e de Engenharia Assistida por Computador (CAE) podem ser utilizadas para modelar virtualmente muitas zonas diferentes de um veículo – da aerodinâmica à gestão térmica, passando pela suspensão e conceção da estrutura de embate, até ao desenvolvimento e durabilidade do motor e transmissão. Podem, inclusivamente, simular a conceção de detalhes, como os limpa-para-brisas, utilizando a modelação aeroacústica de fluxos de ar reais instáveis para minimizar o ruído gerado.



O aspeto mais visível deste compromisso com a engenharia virtual é o Centro de Inovação Virtual, o qual tem como objetivo dar vida a grande parte destas simulações. Situado no Centro de Engenharia da Jaguar, em Gaydon, representou um custo de desenvolvimento de 2 milhões de libras e um investimento adicional de 3 milhões de libras para proporcionar a expansão da gama de ferramentas virtuais para apoiar o processo de desenvolvimento.

"A ENGENHARIA VIRTUAL PROPORCIONA NÍVEIS DE PERFORMANCE E QUALIDADE QUE NÃO SE CONSEGUEM ATINGIR COM OS PROCESSOS DE DESIGN TRADICIONAIS"

Estas funções incluem um Ambiente Virtual Assistido por Computador 3D (CAVE) onde oito projetores digitais de alta resolução criam uma imagem 3D em tamanho real a partir de modelos gerados por computador. Com óculos 3D, os operadores podem visualizar e manipular a imagem utilizando uma varinha de controlo, permitindo-lhes otimizar os designs exteriores, o espaço interior e as posições dos bancos, a visibilidade e as disposições dos controlos.



No Laboratório Ergo de Realidade Virtual e na Plataforma de Realidade Aumentada, os engenheiros e os designers podem utilizar ecrãs montados na cabeça para entrar num veículo, enquanto a plataforma táctil multifunções e a tecnologia háptica permitem um envolvimento com o veículo e respetivos controlos. Utilizando a Análise Ótica de Performance, podem, inclusivamente, simular os reflexos dos componentes interiores e da iluminação no para-brisas.



Outras ferramentas, como a Parede à Escala 1:1, permitem aos designers visualizarem imagens de CAD dos designs dos novos veículos em tamanho real, enquanto um Simulador de Condução extremamente avançado permite aos engenheiros desenvolver a dinâmica de condução e otimizar as características de ruído, vibração e rispidez sem sair do edifício.



Esta abordagem centrada na engenharia virtual já define, atualmente, a forma como os modelos atuais e futuros são concebidos. Por exemplo, durante o desenvolvimento do XE, foram realizadas 1,8 milhões de simulações, que utilizaram 36 milhões de horas de CPU em simulação e produziram 1200 TB de dados.



Cerca de 40% dos requisitos de design e performance para veículos Jaguar Land Rover são atualmente verificados através de ferramentas de simulação virtual e estamos a colaborar com diversos parceiros especializados para atingir o nosso objetivo de 100% em 2020.

Laboratório Ergo de Realidade Virtual da JLR, Gaydon
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