A filosofia da Jaguar centra-se na redefinição da performance e, segundo Adrian Hallmark, "A Jaguar consegue faze-lo com os olhos firmemente postos no futuro." O C-X16 proporciona uma indicação de como a próxima geração de veículos desportivos Jaguar irá desenvolver a potência de formas tecnologicamente avançadas.
O C-X16 é impulsionado por um motor protótipo V6 Supercharged integralmente em liga leve que indica a direcção da próxima geração de motores de combustão interna maximizados, eficientes e potentes. Mas o concept car utiliza também um motor eléctrico inspirado nos sistemas da Fórmula 1 que maximiza a performance.
A redução do consumo de combustível significa que o veículo pode funcionar com zero emissões até uma velocidade de 80 km/h - e disponibiliza permanentemente reservas de potência para aceleração rápida. Conhecido como 'Premir para Ultrapassar', este sistema permite o aumento da potência do veículo em 70kW (equivalente a 95CV) durante períodos de até 10 segundos. No caso improvável de necessitar potência adicional, encontra-se ao alcance dos seus dedos, à espera de ser libertada premindo um botão no volante. Devido à natureza do motor eléctrico, sem atraso na resposta, esta potência encontra-se disponível de forma instantânea.
Os puxadores das portas encontram-se completamente integrados na carroçaria, mantendo as linhas musculadas e o fluxo de ar ininterrupto ao longo dos flancos do veículo. Os sensores incorporados nos puxadores accionam motores eléctricos silenciosos que expõem os puxadores em alumínio maquinados ao condutor e passageiro.